FMT mantém suas atividades científicas mesmo durante a quarentena

Sede da FMT
Jonildo Glória

Quem disse que na quarentena, em plenas atividades remotas, também não se produz ciência? Os alunos do Curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thais, têm participado ativamente de vários eventos científicos online, mediante palestras, cursos de capacitação e apresentação de trabalhos. As alunas Danielle de Aquino Zambom (4º semestre), Larissa Vivas Fagundes Magalhães (graduanda), Marcia de Jesus Rodrigues (graduanda) e Iasmin de Carvalho Melo (egressa), sob a orientação da Profª Gracielle Santos, tiveram seus artigos aprovados e os mesmos serão apresentados na IV Semana de Fisioterapia da UFBA, a qual, devido a pandemia de COVID-19, ocorrerá de 27 a 31 de julho na forma virtual.

Para a Professora mestranda e orientadora Gracielle Santos, a FMT investe no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Um dos Artigos aprovados, é fruto do seu Projeto de Extensão PROREABIH, o qual trabalhos com dados da Análise Epidemiológica de Hansenianos no Munícipio de Ilhéus-Ba.  Os demais artigos são concernentes a área de Fisioterapia Neurofuncional, de seus orientandos de trabalho de conclusão de curso (TCC), que abarcam desde abordagens fisioterapêuticas em amputados e doentes de parkinson, até as principais manifestações neurológicas na COVID-19.

A aluna, Danielle de Aquino Zambom, que iniciará o quarto semestre, além desse evento, apresentou outro trabalho de forma oral no I Congresso Brasileiro Digital de Fisioterapia, que aconteceu no período de 08 a 11 de junho, sob a orientação da professora e coordenadora do curso Dra. Karla Gresik, a qual destaca que o perfil do Curso de Fisioterapia da FMT é voltado para a área da Saúde Coletiva, com atividades de pesquisa e extensão que extrapola os muros da faculdade para servir a comunidade, ao passo que fomenta a Iniciação Científica de seus alunos desde o início do Curso. E esses resultados são importantíssimos para o curriculum do aluno que já sai da faculdade diferenciado.